Abdominoplastia

A abdominoplastia é um dos procedimentos mais realizados em cirurgia plástica. Em geral, fatores como gestações múltiplas e genética contribuem para o desenvolvimento de frouxidão na pele, depósitos de gordura e marcas de distensão na região abdominal. Mesmo a perda de peso substancial pode contribuir para o desenvolvimento de frouxidão da pele abdominal. Como estas áreas não respondem a dieta e rotina de atividades físicas, o abdome assume tamanho desproporcional em relação ao restante do organismo.

ESCLARECIMENTOS SOBRE ABDOMINOPLASTIA

1. Quantos quilos vou emagrecer com a plástica de abdômen?

Sendo uma cirurgia que se retira uma quantidade de pele e de gordura haverá uma pequena redução do volume do abdômen no local onde há predominância de gordura localizada. Entretanto as pacientes que apresentam peso acima do normal o efeito será proporcional sabendo-se que é necessário prosseguir com tratamentos complementares com dieta terapia, com lipoaspiração e com fisioterapias.

2. Como ficarão as cicatrizes?

A cicatriz resultante de uma abdominoplastia localiza-se acima do púbis numa curva seguindo o contorno do abdômen conforme o caso será estendida para as laterais. Essas cicatrizes passarão por períodos de evolução na cicatrização que vai até um ano, ocorrendo mudanças na cor e do volume. Após um ano começa tornar-se mais clara e menos consistente assumindo assim um aspecto definitivo da maturação. Alguns pacientes que apresentam tendência a cicatriz hipertrófica de acordo com características familiares serão avaliadas no período da cicatrização sendo introduzidos medicamentos que irão atenuar as cicatrizes.

3. Existe correção para cicatrizes hipertróficas?

Existe tratamento especifico tipo aplicações ou cremes que vão atenuar ou cirurgias.

4. Em quanto tempo atingirei o efeito definitivo?

Nos primeiros meses o abdômen apresenta edema difuso que vai regredindo com as drenagens linfáticas. O aspecto natural e definitivo será considerado após um ano quando a anatomia do abdômen apresenta um aspecto mais natural

5. Será feito um novo umbigo?

Não, seu próprio umbigo será remodelado sendo fixada a cicatriz na aponeurose do músculo.

6. A abdominoplastia corrige a gordura na região do estomago?

Nem sempre. Pois em um local que depende da circulação arterial e venosa não sendo possível no momento da cirurgia modelar esta região. Uma complementação com lipoaspiração pode ser feita posteriormente.

7. A gravidez posterior altera o efeito da abdominoplastia?

A abdominoplastia é indicada para paciente que não terão novas gestações, pois diante de uma nova gestação ocorrera perda da elasticidade da pele por distensão do abdômen e assim comprometerá o efeito.

8. Há dor no pós-operatório?

O uso de analgésicos comum controla os sintomas de dor.

Quando poderei tomar sol?

Evitar a exposição direta até 04 meses, mesmo usando protetor solar.

9. Quando são retirados os pontos?

Alguns pontos são retirados até 07 dias, sendo que a maioria dos pontos é absorvível pelo organismo.

10. Quais são as possíveis complicações?

Edemas persistentes, hematomas, pequenas deformidades do contorno, em raros casos infecção, é introduzida também a prevenção contra tromboembolismo.

11. Que tipo de anestesia é usado?

Anestesia peridural com sedação monitorizada pelo anestesista.

12. Quanto tempo demora a cirurgia?

A cirurgia de abdominoplastia completa, em torno de 3 a 4 horas. Mas é importante entender o tempo de preparo para a cirurgia e o tempo de recuperação pós-operatória.

13. Qual o tempo de internação?

De 24 horas, a depender do conforto e segurança do paciente.

14. São usados curativos?

São usados curativos de micropore sobre o contorno da cicatriz por até 60 dias.

15. Quando poderei tomar banho por completo?

Para molhar o local operado após 07 dias. Recomendando-se usar toalhas umedecidas na região.

16. Qual a evolução pós-operatória?

O abdômen passará por várias fases na cicatrização e as modificações temporais próprias de cada pessoa. Todas as dúvidas devem ser esclarecidas com o seu cirurgião.

17. Quando poderei retornar as minhas atividades e ginásticas?

Um repouso de 30 dias é importante seguindo as recomendações de evitar se esticar, mantendo a postura encurvada, não fazer esforços, evitar dirigir até 30 dias. E ginástica leve após 45 dias.

Esclareça e anote outras dúvidas.