Lipoaspiração de Pescoço

A proposta de submeter-se a uma cirurgia plástica faz-se necessário estar esclarecido de detalhes importantes. Leia atentamente todos os documentos, solicite explicações se achar conveniente, reflita sobre todos os detalhes e se tiver dúvidas anote para esclarecer na consulta. Para a satisfação, quanto ao efeito da cirurgia plástica, estar consciente da sua escolha e estar preparado para todos os aspectos envolvidos, os esclarecimentos visam tornar sua cirurgia mais segura e tranquila.

ESCLARECIMENTOS SOBRE LIPOASPIRAÇÃO

1. Quantos quilos vou emagrecer com a lipoaspiração?

Sendo uma cirurgia que se retira uma quantidade de gordura, haverá uma redução significativa do volume do abdômen ou no local onde há predominância de gordura localizada. Entretanto as pacientes que apresentam peso acima do normal o efeito será proporcional sabendo-se que é necessário prosseguir com tratamentos complementares com dieta terapia, com lipoaspiração e com fisioterapias.

2. Como ficarão as cicatrizes?

A cicatriz resultante de uma lipoaspiração localiza-se conforme o local onde será operado, num tamanho variável de um centímetro. São planejadas para ficar menos visíveis possíveis. Essas cicatrizes passarão por períodos de evolução na cicatrização que vai até um ano, ocorrendo mudanças na cor e do volume. Após um ano começa tornar-se mais clara e menos consistente assumindo assim um aspecto definitivo da maturação. Alguns pacientes que apresentam tendência à cicatriz hipertrófica, de acordo com características familiares, serão avaliadas no período da cicatrização sendo introduzidos medicamentos que irão atenuar as cicatrizes.

3. Existe correção para cicatrizes hipertróficas?

Existe tratamento especifico tipo aplicações ou cremes que vão atenuar ou cirurgias.

4. Em quanto tempo atingirei o efeito definitivo?

Nos primeiros 03 meses o local lipoaspirado apresenta edema difuso que vai regredindo com as drenagens linfáticas. O aspecto natural e definitivo será considerado após um ano quando a anatomia do local lipoaspirado apresenta um aspecto mais natural.

5. A lipoaspiração corrige a gordura na região do estomago?

Geralmente sim, mas em casos que a paciente tem o arco das costelas projetado esta região ficará com a mesma anatomia mesmo sendo lipoaspirado.

6. A gravidez posterior altera o efeito da lipoaspiração?

O efeito poderá ser preservado se não houver um aumento de peso excessivo na gestação. Diante de uma nova gestação ocorrera perda da elasticidade da pele por distensão do abdômen. Devemos salientar que a pele sofre variações com o tempo nas diversas áreas do corpo, assim com o passar dos anos a disposição da gordura corporal muda embora a quantidade de gordura que foi retirada seja definitiva.

7. Há dor no pós-operatório?

O uso de analgésicos comum controla os sintomas de dor.

Quando poderei tomar sol?

Evitar a exposição direta até 04 meses, mesmo usando protetor solar.

8. Quando são retirados os pontos?

Os pontos são retirados até 07 dias.

9. Quais são as possíveis complicações?

Edemas persistentes, hematomas, pequenas deformidades do contorno, em raros casos infecção, é introduzida também a prevenção contra tromboembolismo.

10. Que tipo de anestesia é usado?

Anestesia local ou peridural com sedação monitorizada pelo anestesista.

11. Quanto tempo demora a cirurgia?

A cirurgia de lipoaspiração completa, em torno de 1 a 4 horas conforme as áreas e o volume a ser lipoaspirado. Mas é importante entender o tempo de preparo para a cirurgia e o tempo de recuperação pós-operatória.

12. Qual o tempo de internação?

De 12 horas, a depender do conforto e segurança do paciente.

13. São usados curativos?

São usados curativos de micropore por até 20 dias.

14. Qual a evolução pós-operatória?

A lipoaspiração passará por várias fases na cicatrização e as modificações temporais próprias de cada pessoa. Todas as duvidas devem ser esclarecidas com o seu cirurgião.

15. Quando poderei retornar as minhas atividades e ginásticas?

Um repouso de 30 dias é importante seguindo as recomendações evitar fazer esforços. E ginástica leve após 45 dias.

16. É possível fazer lipoenxertias?

Sim. O tecido adiposo lipoaspirado pode ser lavado e decantado para ser lipoenxertado nas regiões desejadas como: nádegas, coxas e na face.

Esclareça e anote outras dúvidas.