Mamoplastia Redutora

A proposta de submeter-se a uma cirurgia plástica faz-se necessário estar esclarecido de detalhes importantes. Leia atentamente todos os documentos, solicite explicações se achar conveniente, reflita sobre todos os detalhes e se tiver dúvidas anote para esclarecer na consulta. Para a satisfação, quanto ao efeito da cirurgia plástica, estar consciente da sua escolha e estar preparado para todos os aspectos envolvidos, os esclarecimentos visam tornar sua cirurgia mais segura e tranquila.

ESCLARECIMENTOS SOBRE MAMOPLASTIA

1. A cirurgia de mamoplastia deixa cicatrizes?

Sim, a depender do caso a cicatriz pode ser pequena ou extensa. Podendo ser periareolar, vertical, em forma de L ou em forma de âncora. As cicatrizes têm um período imediato com discreta reação e após 30 dias pode mudar de cor ficando avermelhada num período tardio até 12 meses vai clareando até atingir a maturação

2. Como ficarão minhas novas mamas?

De acordo com o desejo do paciente e o planejamento das possibilidades cirúrgicas vão se adequar o volume e a forma da mama de acordo com o biótipo do paciente para que fique um efeito harmônico. Num período imediato até 30 dias, as mamas ficam edemaciadas, num período até 06 meses a mama vai cicatrizando e definindo a forma. E até 12 meses atinge a cicatrização definitiva quanto à forma consistência, volume e sensibilidade.

3. Exames e fotografias são importantes?

Fazem parte do planejamento cirúrgico e das avaliações do estado de saúde do paciente.

4. Como ficarão as cicatrizes?

Certas pacientes apresentam uma tendência a uma cicatrização hipertrófica. De acordo com a raça e a tendência familiar estes pacientes necessitam de tratamento específico. As cicatrizes vão modificando com o tempo de cicatrização de até 1 ano quando ficam mais claras e pouco visíveis. Quando consideradas uma cicatrização normal.

5. Existe correção para cicatrizes hipertróficas?

Existem vários tratamentos locais ou cirúrgicos para correção das cicatrizes hipertróficas.

6. Quando o resultado será definitivo?

A cicatrização da mama atinge a forma definitiva de 12 a 18 meses.

7. O resultado pode ser prejudicado por uma nova gravidez

Algumas pacientes devido as seus caracteres de aumento de peso e edema durante a gestação, podem apresentar diminuição na sustentação da pele mamária. Em mamas que tiveram uma redução acentuada a lactação pode não ocorrer, já em pequenas e médias reduções a lactação poderá ser preservada.

8. O pós-operatório da mamoplastia é doloroso?

O uso de analgésicos é bastante eficaz para reduzir esse sintoma, mas é importante observar orientações medicas quanto a evitar esforços nos primeiros dias.

9. Há riscos nessas cirurgias?

Todo ato medico inclui um risco variável. Mas depende do estado de saúde do paciente e das prevenções

10. Qual o tipo de anestesia utilizada?

Anestesia loco - regional ou peridural.

11. Quanto tempo dura o ato cirúrgico?

De 3 a 4 horas dependendo de cada caso. Mas é importante entender o tempo de preparo para a cirurgia e o tempo de recuperação pós-operatória.
12. Qual o tempo de internação?

De 12 a 24 horas, a depender do conforto e segurança do paciente.

13. São utilizados curativos?

Sim, são usados curativos com micropore trocados a cada 07 dias até 60 dias.

14. Quando são retirados os pontos?

Alguns pontos são retirados até 07 dias, sendo que a maioria dos pontos é absorvível pelo organismo.

15. Quando poderei tomar banho completo?

Para molhar o local operado após 07 dias. Recomendando-se usar toalhas umedecidas na região das axilas.

16. Qual a evolução pós-operatória?

As mamas passarão por várias fases na cicatrização e as modificações temporais próprias de cada pessoa. Todas as duvidas devem ser esclarecidas com o seu cirurgião.

17. Quando poderei retornar as minhas atividades e ginásticas?

Um repouso de 30 dias é importante seguindo as recomendações de evitar levantar os braços alem da altura dos ombros, não fazer esforços, evitar dirigir até 30 dias. E ginástica leve após 45 dias.

Esclareça e anote outras dúvidas.